BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

18/01/2010

Relato original de Isaac Newton e da maçã revelado ao público


Um dia, Isaac Newton (1643-1727) estava sentado à sombra de uma macieira no jardim de sua casa quando de repente de interrogou: «Por que é que as maçãs caem sempre perpendicularmente ao solo?».

Neste momento, um dos mais relatados na História da Ciência, a noção de gravidade começava a ganhar forma. Pela primeira vez, é revelado ao público o manuscrito em que originalmente é contado esse episódio.


O manuscrito de «Memoirs of Sir Isaac Newton's Life», escrito por William Stukeley, em 1752, estava nos arquivos da Royal Society, de Londres, e é agora dado a conhecer através do website «Turning the Pages», elaborado a propósito do 350º aniversário daquela instituição britânica.

William Stukeley foi amigo e o primeiro biógrafo de Newton. Este antiquário e arqueólogo pioneiro no estudo de Stonehenge, acompanhou sempre os pensamentos de Newton. Muitas vezes com ele se sentou debaixo da famosa macieira e foi lá que testemunhou as primeiras reflexões do físico acerca da teoria da gravidade.

Na biografia, Stukeley relata que Newton lhe contou que foi nessa mesma situação, num momento de contemplação, que a queda de uma maçã fez luz na sua mente.

De grande importância para historiadores e cientistas, esta obra está agora disponível para consulta na seguinte página: www.royalsociety.org/turning-the-pages.


* CiênciaHoje

0 comentários: