BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

08/11/2009


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5SmCDxc12UTSAXc-4c8QWlzOz1FPw6NOgWiwamaoJjZIl6lQGpGQavaliZLUFrL_VOontYAp3pzpsUK_lrDu9WC0OZS8W7Je_IqEBtr8NVPPWj5LVWrPAbXI8eJkph28Pn4uD-v2ps6cE/s400/5541.jpg





Na Jamaica, mais ou menos na década de 60 quando surgiram os Sound- Systems, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos ‘toasters’, autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha, sem deixar de falar, é claro, de temas mais prosaicos, como sexo e drogas.
Toasting, Chatting, ou Deejaying o ato de falar ou de orar sobre um ritmo ou uma música.As letras podem ser improvisadas ou pré-escritas.O Toasting foi usado em várias tradições africanas,tais como os ´´griots´´ que cantavam sobre uma batida de tambores,em formulários Jamaicanos da música, tais como Dancehall, Reggae, Ska, Dub, e o rock-steady. Toasting, a mistura de falar e de cantar pode ter influenciado o desenvolvimento das batidas na música do hip hop nos E.U.A...A combinação de cantar e toasting é conhecida como singjaying.





Os Toasters continuam a tradição oral com as legendas e os mitos da comunidade nas estórias que variam da rua, encurralam recolhimentos, barras, e centros de comunidade, às bibliotecas e aos campus das faculdades. Como com tradições orais no general, e com outros formulários de arte americanos/africanos como o blues,os toasters usam uma mistura da repetição e da improvisação... .
Há muitas versões dos toasters, os mais conheçidos, opondo frequentemente em detalhes. Historicamente, o toaster é muito orientado para o público masculino,e muitos toasters possuem a língua profana ou sexual, embora versões mais orientadas á família existam também.
Os hits toastings conheçidos incluem o "Shine and the Titanic", "Dolemite", "Stack O Lee", "Jo Jo Gun," and "Signifyin' Monkey." Os Toasters que mais executam atualmente incluem Christopher Wilkinson e Arthur Pfister, ambos de Nova Orleães, Louisiana.
No final dos anos 1960s, e na tensão dos anos 1970´s,a música Jamaicana chamada toasting deejay foi desenvolvida. Os Deejays que trabalham para produtores cantariam nas batidas em sound-systems,viajando em partidos e para adicionar o seu “toasting” ou vocais à música. Estes commentarios consistidos dos “toastings”,oraçoes, metade-cantando as rimas,oraçoes rítmicas ,guinchos, gritos,e frequentemente rimados.
Osbourne Ruddock (King Tubby ) era um coordenador Jamaicano da gravação que criava as trilhas vocais,e as faixas do revestimento protetor do ritmo que foram usadas por DJs que fizeram “toasting”, criando os discos one-off de vinil (conhecidos também como placas do dub) das canções sem os vocais e adicionando o eco e efeitos.
Count Machuki apareceu nos sound-systems e começou a dar desenvolvimento no embrião do que seria os toasters....
O final dos anos 1960s brindam com o aparecimento do deejay U-Roy(inspirado em Machuki),um dos pioneiros e considerado o pai dos toasters,U-Roy fez muitos toastings que inspiraram quase todos os demais,incluído Dennis Alcapone,o último conheçido pela sua conversa misturando a conversa dos gangster com humor em seu toaster,também o grande Big Youth,e outros... No princípio dos anos 70, os toasting deejays incluíram I-Roy (seu nome é uma homenagem a U-Roy)King Stitt(the Ugly One) e Dillinger, o último conhecido pelo seu estilo humorístico de toasting. Nos final dos anos 1970s,Trinity se tornou também um toaster popular.Depois surgiram muitos outros toastrs,o famoso Dj albino Yellowman,Prince Far I,Prince Jazzbo(que se tornou famoso trocando ofensas em músicas toasting com o outro Dj I-Roy)Ranking Dread,Jah Lion,Ranking Toyan,Ranking Joe,Jah Bull,Prince Jazzbo,Prince Hammer,Jah Woosh,Dr. Alimantado,Clint Eastwood,Ranking Jr., e muitos outros...
Os anos 1980s viram os primeiros deejays a fazer um o duo, o Michigan & Smiley,seguidos de Clint Eastwood & General Saint, e o desenvolvimento do toaster para fora da Jamaica.Na Inglaterra, Pato Banton explorou suas raizes do Caribe, humorístico junto com Ranking Roger,e o espesso político faixa do revival “na segunda onda do ska ” ou do TWO-TONE ,a banda The Beat,dos anos 1980s,que fez a música excedente brindar a Jamaicana, que misturou o ska, o PNF,e algumas influências do punk.


http://www.theloveunlimited.com/wp-content/uploads/2009/08/sound_system.jpg




O rimar rítmico dos vocais toasters Jamaicanos,os deejays, influençiaram o desenvolvimento do hip-hop Americano,e o desenvolvimento do estilo de Dancehall(por exemplo,o pioneiro do hip-hop e o DJ Jamaicano expatriado Kool Herc e Phife Dawg da A Tribe Called Quest).O deejay jamaicano toaster também influenciou vários tipos de música de dança, tais como a Jungle Beat,UK garage,reggaeton e drum´& bass.. Os artistas de Dancehall que conseguiram sucesso com vocais influenciados pelos toasters incluem Shabba Ranks, Shaggy, Sean Paul e Rihanna...







0 comentários: